Listas individuais
AS ESCOLHAS DOS EDITORES
BRUNO CURSINI
1. Um Mundo Perfeito (A Perfect World, 1993), de Clint Eastwood
2. Os Imperdoáveis (The Unforgiven, 1992), de Clint Eastwood
3. Instinto Selvagem (Basic Instinct, 1992), de Paul Verhoeven
4. Feitiço do Tempo (Groundhog Day, 1993), de Harold Ramis
5. Mal do Século (Safe, 1995), de Todd Haynes
6. Uma História Real (The Straight Story, 1999), de David Lynch
7. O Pagamento Final (Carlito’s Way, 1993), de Brian De Palma
8. O Último Grande Herói (Last Action Hero, 1993), de John McTiernan
9, O Poderoso Chefão III (The Godfather 3, 1990), de Francis Ford Coppola
10. Poucas e Boas (Sweet and Lowdown, 1999), de Woody Allen
11. O Último dos Moicanos (The Last of the Mohicans, 1992), de Michael Mann
12. Gremlins 2: A Nova Geração (Gremlins 2: The New Batch, 1990), de Joe Dante
13. Debi & Lóide (Dumb & Dumber, 1994), de Peter e Bobby Farrelly
14. Fargo (1996), de Joel e Ethan Coen
15. As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless, 1995), de Amy Heckerling
16. Batman – O Retorno (Batman Returns, 1992), de Tim Burton
17. True Lies (1994), de James Cameron
18. Dead Man (1995), de Jim Jarmusch
19. Pura Adrenalina (Bottle Rocket, 1996), de Wes Anderson
20. Texasville (1990), de Peter Bogdanovich
+ Twin Peaks e a primeira temporada de Família Soprano.
SÉRGIO ALPENDRE
2. Fogo Contra Fogo (Heat, 1995), de Michael Mann
3. Cassino (Casino, 1995), de Martin Scorsese
4. O Pagamento Final (2)
5. Gremlins 2: A Nova Geração (2)
6. As Pontes de Madison (The Bridges of Madison County, 1995), de Clint Eastwood
7. O Jogador (The Player, 1992), de Robert Altman
8. Crime Verdadeiro (True Crime, 1999), de Clint Eastwood
9. Fuga de Los Angeles (Escape From L.A., 1996), de John Carpenter
10. Na Trilha do Sol (Sunchaser, 1996), de Michael Cimino
11. Vício Frenético (Bad Lieutenant, 1992), de Abel Ferrara
12. O Rei de Nova York (King of New York, 1990), de Abel Ferrara
13. Os Imperdoáveis (2)
14. Tiros na Broadway (Bullets Over Broadway, 1994), de Woody Allen
15. Ed Wood (1994), de Tim Burton
16. Uma História Real (2)
17. Tropas Estelares (Starship Troopers, 1997), de Paul Verhoeven
18. Os Bons Companheiros (Goodfellas, 1990), de Martin Scorsese
19. Oscar – Minha Filha Quer Casar (Oscar, 1991), de John Landis
20. A Outra Face (Face/Off, 1997), de John Woo
* 20 ausências imperdoáveis e uma dúvida: Drácula de Bram Stoker, À Beira da Loucura, Pequenos Guerreiros, Ghost Dog, Edward Mãos de Tesoura, Estrada Perdida, Cabo do Medo, A Época da Inocência, Um Mundo Perfeito, Olhos de Serpente (De Palma), Showgirls, O Vingador do Futuro, True Lies, New Rose Hotel, Os Invasores de Corpos, The Addiction, O Último Grande Herói, Texasville, Jackie Brown, Feitiço do Tempo, De Olhos Bem Fechados (seria este um filme americano?).
Cheguei a fazer uma lista em ordem cronológica e sem repetir diretor. Como chegaram muitas listas em ordem de preferência, resolvi entrar na brincadeira. Todos os 41 filmes que menciono entre lista principal e lista de ausências são obras essenciais, a meu ver, desse momento do cinema americano. Fizesse em outra ocasião, após outras revisões, e qualquer título da parte de baixo poderia entrar na lista de cima tranquilamente. Depois dessa década, os filmes que prestam são exceção em Hollywood.
REDATORES E CONVIDADOS
BRUNO ANDRADE
Showgirls (1995), de Paul Verhoeven
3. Bravos Guerreiros (Rough Riders, 1997), de John Milius
4. Fogo Contra Fogo (2)
5. Crime Verdadeiro (2)
6. A Segunda Guerra Civil (The Second Civil War, 1997), de Joe Dante
7. O Pagamento Final (3)
8. Scam – Programa Assassino (Scam, 1993), de John Flynn
9. Fuga para Odessa (Little Odessa, 1994), de James Gray
10. Blackout (1997), de Abel Ferrara
11. O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (Terminator 2: Judgment Day, 1991), de James Cameron
O Último Grande Herói (2)
13. Memórias de um Homem Invisível (Memoirs of an Invisible Man, 1992), de John Carpenter
14. Switch – Trocaram Meu Sexo (Switch, 1991), de Blake Edwards
15. Debi & Lóide: Dois Idiotas em Apuros (2)
16. Oscar – Minha Filha Quer Casar (2)
17. Ed Wood (2)
18. O Poderoso Chefão III (3)
19. Jackie Brown (1997), de Quentin Tarantino
20. O Apóstolo (The Apostle, 1997), de Robert Duvall
Obs.: De Olhos Bem Fechados (Eyes Wide Shut, Stanley Kubrick, 1999) é um filme inglês.
Menções honrosas:
Chasse gardée (Jean-Claude Biette, 1992)
Anjo Negro (L’ange noir, Jean-Claude Brisseau, 1994)
Wonder Boy – De sueur et de sang (Paul Vecchiali, 1994)
Jusqu’au bout de la nuit (Gérard Blain, 1995)
Au coeur du mensonge (Claude Chabrol, 1999)
e todos os filmes não realizados por Paul Newman, Richard Fleischer, Monte Hellman, Budd Boetticher, Billy Wilder, Roger Corman, Robert Wise, Jack Hill etc…
CALAC NOGUEIRA
2. Enigma do Poder (New Rose Hotel, 1998), Abel Ferrara
3. As Pontes de Madison (2)
4. De Olhos Bem Fechados (Eyes Wide Shut, 1999), de Stanley Kubrick
5. Fogo Contra Fogo (3)
6. Feitiço do Tempo (2)
7. Crime Verdadeiro (3)
8. Coração Selvagem (Wilt at Heart, 1990), de David Lynch
9. Olhos de Serpente (Snake Eyes, 1993), de Abel Ferrara
10. Pânico (Scream, 1996), de Wes Craven
11. Quem Vai Ficar com Mary? (There’s Something About Mary, 1998), de Peter e Bobby Farrelly
12. Showgirls (2)
13. Olhos de Serpente (Snake Eyes, 1998), de Brian De Palma
14. Vício Frenético (2)
15. Os Imperdoáveis (3)
16. Jackie Brown (2)
17. O Rei de Nova York (2)
18. O Vingador do Futuro (Total Recall, 1990), de Paul Verhoeven
19. O Informante (The Insider, 1999), de Michael Mann
20. Ghost Dog (Ghost Dog: The Way of the Samurai, 1999), de Jim Jarmusch
Extra: Freaks and Geeks (Paul Feig, Judd Apatow e cia).
Alguns filmes há muito não revistos (como Carlito’s Way, substituído por um belo De Palma com revisão mais fresca, Olhos de Serpente) ou mesmo jamais vistos (Sunchaser, de Michael Cimino) seriam certamente fortes candidatos a figurar nesta lista. De maneira que esta é apenas uma lista possível hoje. Os dois primeiros lugares não mudariam mesmo se se computasse filmes de todo o mundo. Na realidade, a existência de Clint Eastwood é a única razão que me constrange a não encabeçar os cinco primeiros lugares da lista apenas com filmes do Ferrara, provavelmente o último cineasta contemporâneo a me tirar o chão. Passado o díptico The Blackout/New Rose Hotel, não consigo pensar em mais nada feito no cinema desde então que me tire o chão tão violentamente. Ferrara tem (ou teve algum dia) esta capacidade mediúnica, um pouco como Rossellini, de trabalhar com o impalpável, de esgarçar a linguagem e fazer do filme um abismo no qual somos atirados como em um buraco negro, em pleno vazio cósmico. Fora isso, é muito reconfortante poder mencionar numa lista assim filmes como Quem Vai Ficar com Mary? ou Feitiço do Tempo, que me tocam de uma maneira tão primária e que me fizeram tão feliz em algum momento. Sobre a presença de De Olhos Bem Fechados, ficou a dúvida se o filme poderia ser considerado como americano, mas haverá nessa mesma década outro filme que vá mais fundo neste traço de caráter tão definidor da sociedade americana, isto é, seu puritanismo?
GILBERTO SILVA JR.
2. Jackie Brown (3)
3. Os Bons Companheiros (2)
4. Estrada Perdida (Lost Highway, 1997), de David Lynch
5. Os Imperdoáveis (4)
6. Tiros na Broadway (2)
7. De Olhos Bem Fechados (2)
8. Short Cuts (1993), de Robert Altman
9. Quem Vai Ficar com Mary? (2)
10. O Grande Lebowski (The Big Lebowski, 1998), de Joel & Ethan Coen
11. O Pagamento Final (4)
12. As Pontes de Madison (2)
13. O Poderoso Chefão III (4)
14. Fogo Contra Fogo (3)
15. Fargo (2)
16. Pulp Fiction (2)
17. Ed Wood (3)
18. Tropas Estelares (2)
19. Crooklyn (1994), de Spike Lee
20. O Rei de Nova York (3)
Bonus, (+ 5)
A Época da Inocência – Martin Scorsese, 1993
Mistérios e Paixões – David Cronenberg, 1991
Lone Star – John Sayles, 1996
Feitiço do Tempo – Harold Ramis, 1993
O Silencio dos Inocentes – Jonathan Demme, 1991
GUILHERME MARTINS
1. Vampiros (John Carpenter’s Vampires, 1998), de John Carpenter
3. Fuga de Los Angeles (2)
4. Jovens, Loucos e Rebeldes (Dazed and Confused, 1993), de Richard Linklater
5. Batman, o Retorno (2)
6. Os Imperdoáveis (5)
7. Garotos de Programa (My Own Private Idaho, 1991), de Gus Van Sant
8. O Exterminador do Futuro 2 (2)
9. A Ambulância (The Ambulance, 1990), de Larry Cohen
10. Texasville (2)
11. De Olhos Bem Fechados (3)
12. O Pagamento Final (5)
13. Blackout (3)
14. Showgirls (3)
15. Fogo Contra Fogo (4)
16. Gremlins 2 (3)
17. Frankenstein: O Monstro das Trevas (Frankenstein Unbound, 1990), de Roger Corman
18. Jackie Brown (4)
19. As Criaturas Atrás das Paredes (The People Under the Stairs, 1991), de Wes Craven
20. Antes do Amanhecer (Before Sunrise, 1995), de Richard Linklater
GUILHERME SAVIOLI
2. Fuga para Odessa (2)
3. Poder Absoluto (Absolute Power, 1997), de Clint Eastwood
4. Na Trilha do Sol (3)
5. Os Invasores de Corpos (The Body Snatchers, 1993), de Abel Ferrara
6. O Pagamento Final (6)
7. Showgirls (4)
8. Os Bons Companheiros (2)
9. Fuga de Los Angeles (3)
10. O Último Grande Herói (3)
11. True Lies (2)
12. Birth of a Nation (1997), de Jonas Mekas
13. Os Chefões (The Funeral, 1996), de Abel Ferrara
14. O Jogador (2)
15. Rookie: Um Profissional do Perigo (Rookie, 1990), de Clint Eastwood
16. O Alvo (Hard Target, 1993), de John Woo
17. Um Mundo Perfeito (4)
18. Jackie Brown (5)
19. Um Misterioso Assassinato em Manhattan (Manhattan Murder Mystery, 1993), de Woody Allen
20. A Ambulância (2)
HEITOR AUGUSTO
(em ordem alfabética)
Basquete Blues (Hoop Dreams, 1994), de Steve James
Os Bons Companheiros (3)
Boyz n the Hood (1991), de John Singleton
Coração Selvagem (3)
Drácula (Bram Stoker’s Dracula, 1992), de Francis Ford Coppola
Fargo (2)
Febre da Selva (Jungle Fever, 1991), de Spike Lee
Fogo Contra Fogo (5)
Fuga de Los Angeles (4)
Fuga para Odessa (3)
Ghost Dog (2)
Jovens, Loucos e Rebeldes (2)
Malcolm X (1992), de Spike Lee
Perigo Para a Sociedade (Menace II Society, 1993), de Irmãos Hughes
As Pontes de Madison (3)
Pulp Fiction (3)
O Rei de Nova York (3)
Short Cuts (2)
O Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999), de M. Night Shyamalan
Vício Frenético (3)
Menções Honrosas
Titanic (James Cameron), O Jogador (Robert Altman), New Jack City (Mario Van Peebles), Original Gangstas (Larry Cohen), Toy Story (John Lasseter)
LAURA CANEPA
O Dono da Noite (Light Sleeper, 1992), de Paul Schrader
O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs, 1991), Jonathan Demme
Gremlins 2 (4)
A Época da Inocência (The Age of Innocence, 1993), Martin Scorsese
Os Imperdoáveis (6)
M. Butterfly (1993), David Cronenberg
O Pagamento Final (7)
Jurassic Park (1993), de Steven Spielberg
Pulp Fiction (4)
Ed Wood (4)
Os 12 Macacos (Twelve Monkeys, 1995), de Terry Gillian
Toy Story (1995), de John Lasseter
À Beira da Loucura (In the Mouth of Madness, 1995), de John Carpenter
O Informante (2)
Titanic (1997), de James Cameron
Lone Star (1997), de John Sayles
Estrada Perdida (2)
De Olhos Bem Fechados (4)
Poucas e Boas (2)
O Sexto Sentido (2)
Foi duro de cortar, mas escolhi um de cada diretor pra ficar em 20.
LEANDRO CESAR CARAÇA
(em ordem cronológica)
Gremlins 2 – A Nova Geração (4)
Cães de Aluguel (Reservoir Dogs, 1992), de Quentin Tarantino
Os Imperdoáveis (7)
O Último dos Moicanos (2)
Gerônimo – Uma Lenda Americana (Geronimo, 1993), de Walter Hill
O Pagamento Final (8)
Um Mundo Perfeito (4)
Cassino (2)
Ed Wood (5)
Fogo Contra Fogo (6)
Fuga de Los Angeles (5)
Na Trilha do Sol (4)
O Povo Contra Larry Flynt (The People vs. Larry Flynt, 1996), de Milos Forman
Os Chefões (2)
Boogie Nights – Prazer Sem Limites (1997), de Paul Thomas Anderson
Estrada Perdida (3)
Sombras da Lei (Night Falls on Manhattan, 1997), de Sidney Lumet
Temporada de Caça (Affliction, 1997), de Paul Schrader
De Olhos Bem Fechados (5)
Uma História Real (3)
A regra rígida dos 20 filmes fez com que eu deixasse de fora nomes como Robert Altman, Paul Verhoeven e Woody Allen, e claro, não permitiu que outros cineastas tivessem mais de um filme aparecendo na lista. Abri exceções para Clint Eastwood, Michael Mann e David Lynch (cada um com dois filmes selecionados), somente porque os considero como sendo os maiores diretores estadunidenses da década de 1990.
LEANDRO SCHONFELDER
(em ordem alfabética)
Além da Linha Vermelha (The Thin Red Line, 1998), de Terrence Malick
Basquete Blues (2)
Cassino (3)
Central Park (1990), de Frederick Wiseman
De Olhos Bem Fechados (6)
O Exterminador do Futuro 2 (3)
Fogo Contra Fogo (7)
Fuga Para Odessa (4)
Os Imperdoáveis (8)
Jackie Brown (6)
Um Mundo Perfeito (5)
Na Trilha do Sol (5)
Enigma do Poder (2)
Olhos de Serpente (De Palma) (2)
O Pagamento Final (9)
O Rei de Nova York (4)
Showgirls (5)
Vampiros (2)
Vício Frenético (4)
RUY GARDNIER
(em ordem cronológica)
Twin Peaks (1990/91), de David Lynch & Mark Frost
Os Imperdoáveis (9)
Vício Frenético (5)
Batman – O Retorno (3)
Um Mundo Perfeito (6)
Pulp Fiction (5)
As Pontes de Madison (4)
Mal do Século (2)
Fogo Contra Fogo (8)
Fuga de Los Angeles (6)
Irmãos de Sangue (Clockers, 1996), de Spike Lee
Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal (Midnight in the Garden of Good and Evil, 1997), de Clint Eastwood
Jackie Brown (7)
Estrada Perdida (4)
Enigma do Poder (3)
Olhos de Serpente (De Palma) (3)
Além da Linha Vermelha (2)
Vivendo no Limite (Bringing Out the Dead, 1999), de Martin Scorsese
Ghost Dog (3)
De Olhos Bem Fechados (7)
WELLINGTON SARI
2. À Beira da Loucura (3)
3. Fogo Contra Fogo (9)
4. O Alvo (2)
5. Blackout (4)
6. Olhos de Serpente (De Palma) (4)
7. Olhos de Serpente (Ferrara) (2)
8. Titanic (2)
9. Instinto Selvagem (2)
10. Star Wars, Episódio I: A Ameaça Fantasma (Star Wars: Episode 1: The Phantom Menace, 1999), de George Lucas
11. Thomas Crown – A Arte Do Crime (The Thomas Crown Affair, 1999), de John McTiernan
12. Gremlins 2: A Nova Geração (5)
13. Desconstruindo Harry (Deconstructing Harry, 1997), de Woody Allen
14. Cabo do Medo (Cape Fear, 1991), de Martin Scorsese
15. O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (4)
16. Homens Brancos Não Sabem Enterrar (White Men Can’t Jump, 1992), de Ron Shelton
17. Dias de Trovão (Days of Thunder, 1990), de Tony Scott
18. As Patricinhas de Beverly Hills (2)
19. Maniac Cop 2: O Vingador (Maniac Cop 2, 1990), de William Lustig
20. Tropas Estelares (3)
Eis uma lista que equilibra do um ao vinte, de uma ponta a outra, paixão e lucidez. Composta por obras-primas maiores, menores, minúsculas, insuperáveis e imperfeitas. Obra-prima imperfeita? Por que não deveria de existir? A obra-prima imperfeita é um labirinto de mistérios que esconde sabe-se lá o quê por trás do próximo corredor. Livre do Minotauro do Cânone, pode-se vagar livremente por suas esquinas.
Dias De Trovão em uma lista de melhores filmes dos anos 90? Sim, sob o alaranjado com o qual Tony Scott passou a pintar os céus em na década pré-bug do milênio (John Carpenter também se encantou pela tonalidade) há uma explosão de cores, sons e músicas iluminadas por uma moral que pode encantar a todos que um dia já desejaram uma mulher e um troféu. Se é uma obra cheia de problemas, cheia de amassados, que assim seja. A vida na cinefilia é feita do contato direto com os filmes. Rubbing is racing, diz Robert Duvall quando o personagem de Tom Cruise reclama que os adversários lhe dão toques na traseira do carro. Bem, apaixonar-se pelo cinema é esfregar-se nos filmes. O desejo é pela faísca, é para que o atrito leve ao clímax, deixando marcas, hematomas, arranhões. Nem sempre as (obras) impecáveis são capazes de tal feito. Eventualmente, o prazer imensurável é provocado pelas imperfeitas. Alguns chamam isso de fetiche…
Como já escreveu Godard certa vez, o que ficam são as imagens: as pernas de Sharon Stone se descruzando, o Titanic rígido, na vertical, no meio do oceano, a sombra feita por um avião na noite de LA, a fuga para o paraíso em um outdoor, o quadro no museu derretendo e revelando um segredo, que é, claro, uma imagem, outra imagem. Que minha lista seja capaz de fazer o mesmo.
© 2016 Revista Interlúdio - Todos os direitos reservados - contato@revistainterludio.com.br