Mostra 2014
Evidente que tal julgamento se dá mais pelos títulos que podemos de fato recomendar; ou seja, aqueles exibidos em sessões especiais ou nas retrospectivas. Se no evento anterior o destaque principal recaindo sobre a filmografia de Stanley Kubrick fazia com que sentíssemos um misto de entusiasmo e decepção, hoje o mesmo ocorre com Pedro Almodóvar: cineasta não sem relevância e talento, mas que lotaria o CineSesc durante algumas semanas independente de um grande evento para ressaltá-lo. De nossa parte, prestigiaremos seu conterrâneo, Victor Erice, cujo único filme facilmente disponível é o belíssimo O Espírito da Colmeia. Outras exibições imperdíveis incluem Los Angeles Por Ela Mesma, Anna, Falstaff e O Vento Nos Levará.
Já entre os contemporâneos, toda indicação nos parece por demais precoce: chancelas em outros festivais e consagrações em revistas estrangeiras significam menos e menos. Portanto, a sugestão ao leitor é acompanhar nosso quadro de cotações e nossos textos, alguns mais ligeiros, outros mais detalhados.
Sejam bem-vindos e boa leitura.
Bruno Cursini
–
Um rasgo negro na trama da realidade – Breves notas sobre o cinema de Víctor Erice, Por Guilherme Savioli
–
Filmes
Acima das Nuvens (Clouds of Sils Maria, 2014), de Olivier Assayas
Almas Negras (Anime Nere, 2014), de Francesco Munzi
Amor à Primeira Briga (Les Combattants, 2014), de Thomas Cailley
Ana Ana (2013), de Petr Lom e Corinne van Egeraat
Au Fil d’Ariane (2014), de Robert Guédiguian
Ausência (2014), de Chico Teixeira
Casa Grande (2014), de Fellipe Barbosa
Do Que Vem Antes (Mula sa Kung Ano ang Noon, 2014), de Lav Diaz
Dois Dias, Uma Noite (Deux jours, Une Nuit, 2014), Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
Força Maior (Force Majeure, 2014), de Ruben Östlund
Foxcatcher – Uma História que Chocou o Mundo (2014), de Bennett Miller
A História da Eternidade (2014), de Camilo Cavalcanti
O Idiota (Durak, 2014), de Yuriy Bykov
Jauja (2014), de Lisandro Alonso
A Moça e os Médicos (Tirez la Langue, Mademoiselle, 2013), de Axelle Ropert
Noites Brancas no Píer (Nuits Blanches Sur la Jetée, 2014) de Paul Vecchiali
Obra (2014), de Gregório Graziosi
O Pequeno Quinquin (P’Tit Quinquin, 2014), de Bruno Dumont
Permanência (2014), de Leonardo Lacca
A Professora do Jardim de Infância (Haganenet, 2014), de Nadav Lapid
Relatos Selvagens (Relatos Salvages, 2014), de Damián Szifrón
O Retorno de Antígona (Na Kathese Kai na Koitas, 2014) de Yorgos Servetas
Rhino Season (Fasle Kargadan, 2013), de Bahman Ghobadi
O Segredo das Águas (Fatatsume no Mado, 2014), de Naomi Kawase
Winter Sleep (Kys Uykusu, 2014), Nuri Bilge Ceylan
———————————————————————————————-
Os Sete Samurais na Mostra SP 2014
Bruno Cursini | Cesar Zamberlan | Guilherme Savioli | Heitor Augusto | Leandro Caraça | Leandro Schonfelder | Sérgio Alpendre | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Acima das Nuvens (Assayas) | |||||||
Alentejo, Alentejo (Tréfaut) | |||||||
Au Fil d’Ariane (Guédiguian) | |||||||
Branco Sai. Preto Fica (Queirós) | |||||||
Casa Grande (Barbosa) | |||||||
Código Desconhecido (Haneke) | |||||||
Dois Dias, Uma Noite (Dardennes) | |||||||
Ela Volta na Quinta (Oliveira) | |||||||
O Espírito da Colmeia (Erice) | |||||||
Estrela Cadente (Miñarro) | |||||||
Falstaff (Welles) | |||||||
Força Maior (Östlund) | |||||||
A Fraternidade é Vermelha (Kieslowski) | |||||||
O Idiota (Bykov) | |||||||
A Igualdade é Branca (Kieslowski) | |||||||
Jauja (Alonso) | |||||||
Lar Doce Lar (Nakamura) | |||||||
A Liberdade é Azul (Kieslowski) | |||||||
Los Angeles por Ela Mesma (Andersen) | |||||||
Má Educação (Almodóvar) | |||||||
As Maravilhas (Rohrwacher) | |||||||
A Moça e os Médicos (Ropert) | |||||||
As Noites Brancas do Carteiro (Konchalousky) | |||||||
Noites Brancas no Píer (Vecchiali) | |||||||
Paixão Mórbida (Nakamura) | |||||||
A Pele Que Habito (Almodóvar) | |||||||
Permanência (Lacca) | |||||||
Um Pombo Pousou num Galho… (Andersson) | |||||||
A Professora de Piano (Haneke) | |||||||
Quando a Chuva Cai (Nakamura) | |||||||
Quando os Animais Sonham (Arnby) | |||||||
Queen and Country (Boorman) | |||||||
Relatos Selvagens (Szifron) | |||||||
O Segredo das Águas (Kawase) | |||||||
O Sol de Marmelo (Erice) | |||||||
O Sul (Erice) | |||||||
O Velho do Restelo (Oliveira) | |||||||
O Vento Nos Levará (Kiarostami) | |||||||
A Vida Invisível (Gonçalves) | |||||||
Winter Sleep (Ceylan) | |||||||
Bruno Cursini | Cesar Zamberlan | Guilherme Savioli | Heitor Augusto | Leandro Caraça | Leandro Schonfelder | Sérgio Alpendre |
obra-prima
excelente
bom
regular / interessante
fraco
ruim / péssimo
© 2016 Revista Interlúdio - Todos os direitos reservados - contato@revistainterludio.com.br