36ª Mostra SP
Na primeira edição da Interlúdio, incluímos uma cobertura da 35ª Mostra. Lançada vinte dias após o termino de tal edição, continha alguns textos sobre o que mais nos chamou a atenção na programação, ou seja, principalmente Elia Kazan, mas também alguns filmes recentes.
Portanto, esta é a primeira edição da Mostra que a Interlúdio acompanha no ar, a primeira com textos sendo escritos durante a programação oficial, da mesma maneira que cobrimos, neste ano, outros festivais brasileiros (Mostra de Tiradentes, CineOP, CinePE, Olhar de Cinema, Festival do Rio e alguns outros).
A proposta de cobertura é simples. Temos um diário, feito ora por mim, ora por Bruno Cursini, que não é bem um diário regular, com nosso dia na mostra exatamente como aconteceu, mas um relato do que conseguimos ver, do que nos empolga mais e de algumas impressões gerais desta 36ª Mostra.
A proposta não é encerrar as possibilidades de leitura de um filme (algo que, por sinal, nenhuma crítica consegue), mas compartilhar com o leitor o que o filme nos disse, de maneira leve, ligeira, mantendo o mesmo pique da correria de uma sala para outra, durante o dia-a-dia da Mostra.
Além do diário, teremos também alguns textos críticos sobre filmes mais importantes, mantendo sempre em vista a impossibilidade de se esgotar o filme e de elaborar algo mais denso durante o evento (nada impede que exista algo mais denso posteriormente).
Feitas as necessárias considerações, vamos em frente.
Sérgio Alpendre
Diário da Mostra
Parte 2: Dois tapa-buracos: A Feiticeira da Guerra e Mosquita e Mary
Parte 3: Malaventura, Alpes e revisões de Tarkovski
Parte 4: Mais do mesmo, versão Abroad: Além do Horizonte e Quatro Sóis
Parte 5: A Cara Que Mereces, Por Enquanto, Antiviral, Ballet Aquatique
Parte 6: O Gebo e a Sombra, O Resto do Mundo e revisões de Shibuya
Parte 7: Além das Montanhas no meio dos clássicos
Parte 8: Dois franceses: 38 Testemunhas e Imperdoável
Parte 9: Cinema frio: Abendland, Barbara
Parte 10: Veteranos em ação: A Bela Que Dorme, La Noche de Enfrente, Gebo
Parte 11: Sobre automóveis e outras jaulas: L e Postcards from the Zoo
Parte 12: Mundo Invisível, Lawrence da Arábia, Walk Away Renée
Parte 13: O que sobrou da 36ª Mostra
Artigos
O Cinema de Miguel Gomes: cada filme é um filme, ó pá – Por Heitor Augusto
Raros Sonhos Flutuantes e o fim da carreira de Eizo Sugawa – Por Sérgio Alpendre
Algumas palavras sobre Minoru Shibuya – Por Sérgio Alpendre
Comentários sobre a produção documental de Sergei Loznitsa – Por Cesar Zamberlan
Balanço da Competição Novos Diretores – Brasil – Por Heitor Augusto
Filmes
38 Testemunhas (38 Témoins, 2012), de Lucas Belvaux
Abendland (2011), Nikolaus Geyrhalter
Além das Montanhas (Dupa Dealuri, 2012), de Cristian Mungiu
Antiviral (2011), de Brandon Cronenberg
Après Mai (2012), de Olivier Assayas
A Bela Que Dorme (Bella Addormentata, 2012), de Marco Bellocchio
A Caça (Jagten, 2012), de Thomas Vinterberg
Cine Holliúdy (2012), de Halder Gomes
Entre o Amor e a Paixão (Take This Waltz, 2011), de Sarah Polley
Estudante (Student, 2012), de Darezhan Omirbayev
Formentera (2012), de Ann-Krintin Reyels
O Gebo e a Sombra (2012), de Manoel de Oliveira
Ingrid Caven: Música e Voz (Ingrid Caven, Musique et Voix, 2012), de Bertrand Bonello
Jovens de Pequim (You-Zhong, 2012), de Zhang Yuan
Laurence Anyways (2012), de Xavier Dolan
La Noche de Enfrente (2012), de Raul Ruiz
O Que Se Move (2012), de Caetano Gotardo
Outrage: Beyond (Autoreiji: Biyondo, 2012), de Takeshi Kitano
Perder a Razão (À Perdre la Raison, 2012), de Joachim Lafosse
Por Enquanto (Meanwhile, 2011), de Hal Hartley
Sobre o Céu Rosa (Momoiro Sora Wo, 2012), de Keiichi Kobayashi
O Som ao Redor (2012), de Kleber Mendonça Filho
Um Alguém Apaixonado (Like Someone in Love, 2012), de Abbas Kiarostami
Os Visitantes (Die Besucher, 2012), de Constanze Knoche
————————————————————————
Os Sete Samurais na Mostra SP
Bruno Cursini | Cesar Zamberlan | Guilherme Martins | Heitor Augusto | Gilberto Silva Jr. | Leandro Schonfelder | Sérgio Alpendre | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
25/11: O Dia em Que Mishima… (Wakamatsu) | |||||||
38 Testemunhas (Belvaux) | |||||||
Abendland (Geyrhalter) | |||||||
Além das Montanhas (Mungiu) | |||||||
Alma Corsária (Reichenbach) | |||||||
Alpes (Lanthimos) | |||||||
Antiviral (B. Cronenberg) | |||||||
Après Mai (Assayas) | |||||||
Barbara (Petzold) | |||||||
A Bela Que Dorme (Bellocchio) | |||||||
A Cara que Mereces (Gomes) | |||||||
Estudante (Omirbayev) | |||||||
O Gebo e a Sombra (Oliveira) | |||||||
Imperdoável (Téchiné) | |||||||
Mystery (Lou Ye) | |||||||
Na Neblina (Loznitsa) | |||||||
La Noche de Enfrente (Ruiz) | |||||||
Outrage: Beyond (Kitano) | |||||||
Os Passarinhos (Shibuya) | |||||||
Por Enquanto (Hartley) | |||||||
O Que Se Move (Gotardo) | |||||||
Raros Sonhos Flutuantes (Sugawa) | |||||||
O Rio (Hiroki) | |||||||
Os Selvagens (Fadel) | |||||||
O Som ao Redor (Mendonça Filho) | |||||||
Super Nada (Rewald) | |||||||
Tabu (Gomes) | |||||||
Um Alguém Apaixonado (Kiarostami) | |||||||
Walk Away Renée (Caouette) |
© 2016 Revista Interlúdio - Todos os direitos reservados - contato@revistainterludio.com.br